Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA

Integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se ás faixas etárias e as condições da população escolar.

 

FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

• O pleno desenvolvimento do educando

• Inserção Cultural;

• Preparo para o exercício da cidadania;

• Qualificação para o trabalho.

 

OBJETIVO GERAL DA ÁREA

Viabilizar ao aluno a aprendizagem de conhecimentos (acumulados, sistematizados, organizados) sobre o movimento humano (relativo à motricidade), permitindo individual e intencionalmente, a otimização de possibilidades e potencialidades para movimentação genérica ou específica, harmoniosa e eficaz e, em correspondência, a capacitação para em relação ao meio em que se vive, (agir, interagir, adaptar e transformar) na busca de benefícios para a qualidade de vida.

 

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

• Gerenciar a própria atividade física;

• Atender adequadamente os movimentos do cotidiano;

• Apreciar e usufruir as manifestações da cultura de movimento.

 

ATIVIDADE FÍSICA

• São consideradas atividades físicas todos os movimentos corporais que produzidos por músculos esqueléticos provocam gasto de energia.

 

EXERCÍCIO FÍSICO

• São considerados exercícios físicos as seqüências planejadas de movimentos repetidos sistematicamente, com o objetivo de elevar o rendimento e/ou melhorar os aspectos relacionados à aptidão física.

 

CONCEPÇÃO DE ÁREA

Educação Física é movimento humano consciente (aprendizagem relacionada a movimento).

Como ÁREA DE CONHECIMENTO, consiste no estudo do movimento humano (motricidade humana), possui em suas:

· Dimensões: Conceitual (aprender a conhecer: fatos, definições, teoria), Procedimental (aprender a fazer) e Atitudinal (aprender a ser: normas, valores e atitudes).

· Aspectos: Sistema Muscular, Sistema Nervoso, Sistema Ósseo, Sistema Circulatório e Sistema Respiratório.

· Consequências: Ambiente Físico e Social.

· Implicações: Estrutura, Capacidades Físicas e Neuromotoras (força, agilidade, velocidade, coordenação) e Habilidades motoras (andar, correr, saltar, arremessar).

 

Como DISCIPLINA DE ENSINO, visa à socialização do movimento humano, para que o aluno possa realizar seus movimentos genéricos ou específicos, de forma autônoma e consciente (harmonioso, eficaz, para o lazer ou trabalho), podendo assim adaptar-se, interagir e transformar o meio em que vive (social e físico) e também ser transformado pelo meio.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA ÁREA

· Possibilitar a realização de uma infinidade de movimentos: andar, saltar, pegar, rebater e outros.Considerando que o corpo possui sistemas: ósseo, muscular, nervoso, circulatório e respiratório.

· Realizar as mais variadas atividades físicas relacionadas ao trabalho, lazer e outras tarefas do cotidiano.Considerando que o organismo tem potenciais e limitações.

· Realizar movimentos, considerando a influência direta do meio físico e social em que se está inserido - do lugar em que se vive e das pessoas com as quais se convive.

· Transformar o meio ou adaptar-se a ele, sobretudo pelo cálculo dos impactos ambientais sobre a motricidade humana, bem como realizar a análise critica da influência da cultura, no que diz respeito à necessidade/possibilidade de movimentar-se.

· Realizar as diversas atividades físicas sempre revelando intenções e significados.

· Aprender novos movimentos e diversificar os já aprendidos.Considerando que ser humano é capaz de se inserir nos mais variados grupos sociais.

· Desenvolver a leitura e escrita por meio de registros e avaliações, realizados tanto pelo professor quanto pelos alunos.

 

EQUIPE:

Luzia Aparecida dos Santos Sodré  Supervisora de Ensino

Kelly Carpenter de Medeiros  Braga – Diretora do Núcleo Pedagógico

Moacir Sant'Ana Guimarães – Professor Coordenador Pedagógico do Núcleo Pedagógico Educação Física

Stela Maris de Moraes Grosel – Coordenadora de Jogos e Professora Coordenadora Pedagógica do Núcleo Pedagógico Projetos Especiais