Educação Física
EDUCAÇÃO FÍSICA
Integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se ás faixas etárias e as condições da população escolar.
FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
• O pleno desenvolvimento do educando
• Inserção Cultural;
• Preparo para o exercício da cidadania;
• Qualificação para o trabalho.
OBJETIVO GERAL DA ÁREA
Viabilizar ao aluno a aprendizagem de conhecimentos (acumulados, sistematizados, organizados) sobre o movimento humano (relativo à motricidade), permitindo individual e intencionalmente, a otimização de possibilidades e potencialidades para movimentação genérica ou específica, harmoniosa e eficaz e, em correspondência, a capacitação para em relação ao meio em que se vive, (agir, interagir, adaptar e transformar) na busca de benefícios para a qualidade de vida.
OBJETIVO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
• Gerenciar a própria atividade física;
• Atender adequadamente os movimentos do cotidiano;
• Apreciar e usufruir as manifestações da cultura de movimento.
ATIVIDADE FÍSICA
• São consideradas atividades físicas todos os movimentos corporais que produzidos por músculos esqueléticos provocam gasto de energia.
EXERCÍCIO FÍSICO
• São considerados exercícios físicos as seqüências planejadas de movimentos repetidos sistematicamente, com o objetivo de elevar o rendimento e/ou melhorar os aspectos relacionados à aptidão física.
CONCEPÇÃO DE ÁREA
Educação Física é movimento humano consciente (aprendizagem relacionada a movimento).
Como ÁREA DE CONHECIMENTO, consiste no estudo do movimento humano (motricidade humana), possui em suas:
· Dimensões: Conceitual (aprender a conhecer: fatos, definições, teoria), Procedimental (aprender a fazer) e Atitudinal (aprender a ser: normas, valores e atitudes).
· Aspectos: Sistema Muscular, Sistema Nervoso, Sistema Ósseo, Sistema Circulatório e Sistema Respiratório.
· Consequências: Ambiente Físico e Social.
· Implicações: Estrutura, Capacidades Físicas e Neuromotoras (força, agilidade, velocidade, coordenação) e Habilidades motoras (andar, correr, saltar, arremessar).
Como DISCIPLINA DE ENSINO, visa à socialização do movimento humano, para que o aluno possa realizar seus movimentos genéricos ou específicos, de forma autônoma e consciente (harmonioso, eficaz, para o lazer ou trabalho), podendo assim adaptar-se, interagir e transformar o meio em que vive (social e físico) e também ser transformado pelo meio.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA ÁREA
· Possibilitar a realização de uma infinidade de movimentos: andar, saltar, pegar, rebater e outros.Considerando que o corpo possui sistemas: ósseo, muscular, nervoso, circulatório e respiratório.
· Realizar as mais variadas atividades físicas relacionadas ao trabalho, lazer e outras tarefas do cotidiano.Considerando que o organismo tem potenciais e limitações.
· Realizar movimentos, considerando a influência direta do meio físico e social em que se está inserido - do lugar em que se vive e das pessoas com as quais se convive.
· Transformar o meio ou adaptar-se a ele, sobretudo pelo cálculo dos impactos ambientais sobre a motricidade humana, bem como realizar a análise critica da influência da cultura, no que diz respeito à necessidade/possibilidade de movimentar-se.
· Realizar as diversas atividades físicas sempre revelando intenções e significados.
· Aprender novos movimentos e diversificar os já aprendidos.Considerando que ser humano é capaz de se inserir nos mais variados grupos sociais.
· Desenvolver a leitura e escrita por meio de registros e avaliações, realizados tanto pelo professor quanto pelos alunos.
EQUIPE:
Luzia Aparecida dos Santos Sodré – Supervisora de Ensino
Kelly Carpenter de Medeiros Braga – Diretora do Núcleo Pedagógico
Moacir Sant'Ana Guimarães – Professor Coordenador Pedagógico do Núcleo Pedagógico Educação Física
Stela Maris de Moraes Grosel – Coordenadora de Jogos e Professora Coordenadora Pedagógica do Núcleo Pedagógico Projetos Especiais